Pensamentos, idéias, histórias... Nathalhices!

Minhas aventuras pela Terra Santa!

terça-feira, janeiro 03, 2006


Eu queria muito e, ao mesmo tempo, fugia desse momento. Sei que medir palavras nao eh comigo... Vcs sabem tambem. Vou fazer um esforco pra nao falar demais, nem de menos. Ok? Mas eu precisava disso. Como o comeco ja se perdeu... Vamos ao hoje.

Cansada da minha vida de gaconete e entusiasmada com um jornalista americano que atendi no restaurante, fui ao escritorio dele, aqui na minha rua (Hillel, fica beeem no centrao de Jerusalem), para escutar sua proposta de trabalho. Nao rola, eu ja sabia disso, so nao queria pensar depois ` o que poderia ter saido da conversa se...`. Afinal, traduzir materias dele e tentar vender pro Brasil, e ainda ganhar uma porcentagem minima de um valor pequeno nao eh a minha. Mas enfim, cheguei no americano pra contar outra coisa. No meio da conversa, metade em ingles e metade em hebraico, ligou um homem com o qual o jornalista queria se encontrar. Pelo que eu entendi, algum lider palestino importante. Tentando convencer o sujeito de participar de um debate, o tio americano citou o fato de ter saido na This week in Palestine um mapa, digamos, interessante de Israel. Nao, nao tenho pretensao de analisar, debater ou mesmo opinar sobre o tema aqui, neste humilde blog. Mas isso me subiu a cabeca... Se fossem mais barbaridades de extremistas nao me afetariam tanto. Um veiculo de comunicacao serio nao pode simplesmente destruir um pais, por mais que seja ideologicamente contra isso! No mapa, Jerusalem, Tel Aviv e mais umas cidadezinhas de Israel aparecem como povoados judaicos na Palestina. No mapa, sao os pedacinhos roxos. Vai vendo...

Por falar em `Vai vendo`... Lembram de onde isso veio? Da engracadissima Dona Jura, da novela O clone. Essa frase e a classica ` Nao eh brinquedo nao` estao diarimente na minha vida aqui... Acreditam? El clon, como eh chamada no canal de telenovelas latinas Viva!, passa todos os dias aqui. Eu, sempre que posso, corro pra televisao pra assistir, junto com a minha flatmate, que sabe cantar a musica de abertura melhor do que eu (lembrem-se, moro com uma israelense! A Sima trabalha no canal 2 de televisao, no noticiario. Tem 35 anos e eh um doce de pessoa, canceriana tambem). Alem da melancolia que bate com aquelas cenas maravilhosas do Rio, um clique pra um possivel nicho de mercado: a traducao. Eita traducao porca essa que fazem pro hebraico... Tudo bem que a gente consegue falar muito mais coisas em uma mesma frase do que eles (os que tem o hebraico como lingua materna), mas nem eh so isso. A propria D. Jura teve sua frase mais conhecida transformada numa legenda ` Realmente uma piada`. Eu to viajando ou nao tem naaada a ver com ` Nao eh brinquedo nao`??
Continuo... Pausa pro trabalho escravo no maior centro latino de Jerusa: o El Gaucho! Comeco no restaurante hoje as 16:30 h e so saio quando fechar, tipo meia noite, uma da manha... Vou perder El clon!